O Círculo do Coração de Pernambuco é uma Fundação de Apoio, iniciada em Julho de 1994, pelos integrantes da Unidade de Cardiologia & Medicina Fetal(UCMF) do Real Hospital Português(RHP), cujo principal objetivo é o de facilitar o tratamento de crianças carentes, portadoras de doença cardíaca em nossa região. É um projeto pioneiro de parceria entre a equipe de saúde, o paciente e seus familiares, o complexo hospitalar e voluntários da comunidade.

A equipe de saúde da UCMF contribui com seu trabalho (médicos, psicólogos, nutricionistas), os pacientes contribuem vendendo materiais promocionais ou pagando uma taxa de consumo, o hospital, reduzindo os custos e a comunidade através da doação de recursos para a manutenção do Círculo do Coração.

O Círculo trabalha em parceria com a equipe médica da Unidade de Cardiologia Materno-Fetal(UCMF) no Real Hospital Português(RHP), realizando Reuniões e campanhas beneficentes para captação de recursos e esclarecimento da população sobre a realidade da doença cardíaca em nossa região.

Círculo do Coração é uma decorrência natural da missão, visão e valores que estavam na base do trabalho em saúde que motivou as ações da Dra. Sandra Mattos nessa área. De um lado ele estende para a área social o atendimento médico e o conhecimento em saúde acumulado; por outro lado ele envolve a área social no processo de melhoria do atendimento médico e produção e disseminação do conhecimento.

História

Embora tenha nascido em 1994, as raízes do Circulo do Coração têm início no projeto de vida de cada médico que participou de sua criação. Cada componente do Círculo do Coração é importante: cirurgia, secretariado, diagnóstico, contabilidade, arteterapia, psicologia, informática, gestão enfim toda uma gama de profissionais que fazem e fizeram o que o Círculo do Coração, ou Circor, é hoje:

uma realização de referência combinando saúde, tecnologia e sobretudo pessoas.

Em 2010 o CirCor, já com mais de 15 anos pode mostrar na prática a realização em larga escala do que fazia e preconizava desde o início. Numa parceria com o Governo do Estado da Paraíba, o CirCor implantou com total êxito uma rede de telemedicina em cardiologia materno infantil cobrindo 13 centros e 70% do Estado da Paraíba com mais de 50.000 crianças avaliadas. A rede que realiza desde o suporte e diagnóstico por imagens até cirurgias de alta complexidade, está agora no seu terceiro ano e tem como metas atingir 97% do Estado através de 20 centros e expandir sua ação para perinatologia.

Missão

Levar a todos, especialmente aos mais carentes, os melhores serviços médicos concebidos e praticados na UCMF e no Caduceus. E utilizar esta prestação de serviços como aprendizado, de prática e de conhecimento, para melhorar sempre os serviços na prevenção e tratamento humano da saúde.

Visão

O valor de cada um está na contribuição positiva que dá para a implementação de estratégias cooperativas que levem a construção de uma sociedade justa. O melhor em termos de saúde é um direito de cada um e um dever da coletividade. O Círculo do Coração deve primar por prestar serviços condizentes com estes princípios e com os valores do grupo.

pictures - pngsssEste é o TUM-TÁ mascote oficial do Circulo do Coração.